• Felipe S Cohen

Projeto SOS 3D Covid-19 entrega 2.500 máscaras protetoras ao hospital de campanha do Riocentro

Atualizado: Mai 6

Toda a demanda de protetores faciais aos profissionais de saúde foi atendida na véspera da inauguração


Fotos: Samir Rodrigues



Apoiado no objetivo de cuidar de quem cuida da gente, o projeto SOS 3D Covid-19 fez doação de 2.500 face shields ao hospital de campanha do Riocentro na quarta-feira (29). A entrega atende toda a demanda da unidade, uma vez que, por critério do SUS, serão 5 profissionais de saúde para cada leito de UTI. A estrutura montada na zona oeste do Rio de Janeiro tem capacidade para 500 leitos e entrará em atividade a partir do dia 30 de abril.


A remessa que foi destinada ao hospital de campanha do Riocentro passa pelo entendimento de que médicos e enfermeiros assumiram o protagonismo e os riscos de uma batalha exaustiva, contra um inimigo invisível. E não devem trabalhar desprotegidos. Em resposta à escassez de equipamentos básicos de proteção aos profissionais de saúde, o SOS 3D Covid-19 se propôs a complementar o fornecimento de protetores faciais hospitalares: artigo básico às pessoas que arriscam, diariamente, suas vidas. – Como vimos mundo afora, o risco dos profissionais de saúde se contaminarem é muito alto. Então, assim que ficamos sabendo que esse hospital de campanha estava sendo montado, começamos a nos preparar para ajudar e direcionar nossa produção e logística. Não podemos deixar nossos profissionais da saúde trabalharem sem proteção – afirma Fernanda Prazeres, líder geral do SOS 3D Covid-19.


Com os 2.500 protetores entregues, além de mais 1.225 protetores e 400 óculos protetores, entregues aos hospitais do Rio, no dia 29, o SOS 3D Covid-19 superou a marca de 10.000 equipamentos de proteção individual distribuídos a 113 unidades de saúde do estado do Rio.


Os próximos passos da iniciativa são: aumentar o número de face shields em UPAs das comunidades cariocas com poucos recursos e doar os protetores ao hospital de campanha da Fiocruz, que conta com 200 leitos.

36 visualizações